BlackBerry App World estreia com mais de mil aplicativos, mas só na América do Norte
A RIM, fabricante do smartphone Blackberry, lança sua loja de aplicativos hoje (01/04), conforme já sinalizado para o setor.
A loja funcionará inicialmente apenas para usuários da América do Norte. Segundo a RIM, outros países devem ter acesso à App World até o final do ano.
Aplicativos de terceiros já são disponíveis para o aparelho há um bom tempo. Agora, porém, a companhia está seguindo os passos da Apple ao lançar uma loja que vai centralizar a criação e operação dos softwares. Todas as outras grandes fabricantes de smartphones estão fazendo a mesma coisa.
A Blackberry App World começará a funcionar no site da RIM a partir do meio-dia de hoje para os norte-americanos, disse o Co-Chief Executive Officer (co-CEO) da companhia, Jim Balsillie, à agência Associated Press. Cerca de mil aplicativos já estarão disponíveis na hora do lançamento.
A BlackBerry App World vai dividir a receita com as operadoras de telefonia, permitindo que elas criem suas próprias lojas dentro da loja principal. A medida também permitirá que os consumidores paguem os aplicativos adquiridos junto com suas contas telefônicas.
O lançamento da App World coincide com uma apresentação que será feita pelo outro co-CEO da RIM, Mike Lazaridis, em um evento em Las Vegas (EUA), também nesta quarta-feira. Lazaridis anunciará os planos de integrar ao BlackBerry maior capacidade de reprodução de músicas. A ideia é tornar o smartphone, já disseminado no mercado corporativo, um aparelho mais competitivo com o Iphone e aproximá-lo dos consumidores.
A RIM, no entanto, não deu sinais de que pretende abrir uma loja de músicas online, como a iTunes Store, da Apple ou a Nokia Music Store.