Motomodd > Regras e comunicados gerais > News Motomodd

Notícias

News Motomodd Novidades Sobre Tecnologia e GSM.

Resposta
 
Ferramentas do Tópico
  #1  
Antigo 29-11-2008, 12:22 PM
Avatar de felipe MP
Modder News
 
Registrado em: Sep 2008
Posts: 690
MUITO OBRIGADO: 1
Agradecido 1,014 Vezes em 502 Posts
Reputação: 25
felipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia bruta
Padrão Como funcionam os vírus de celulares

O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004 e não foi muito longe.

O "Cabir.A" infectou apenas um pequeno número de telefones com bluetooth e não tinha nenhuma ação maliciosa: o maior dano era o esgotamento da bateria. Um grupo de desenvolvedores de "malware" criou o Cabir para provar que o vírus poderia se propagar.

O próximo passo era enviá-lo a pesquisadores de antivírus, que começaram o processo de desenvolvimento de uma solução para um problema tende a piorar.


Atualmente, os vírus de telefones celulares não conseguem

se espalhar rapidamente e não costumam causar muitos problemas, mas no futuro poderão ser tão danosos quanto os vírus de computador.

Neste artigo, abordaremos como os vírus de telefones celulares se propagam, o que eles podem fazer e como você pode proteger seu telefone das ameaças presentes e futuras.


Princípios básicos dos vírus de telefones celulares

Um vírus de telefone celular é semelhante a um vírus de computador: um arquivo executável indesejado que infecta um aparelho e o copia para outros aparelhos.

Mas enquanto que um vírus de computador ou worm se espalha através de anexos de e-mail e downloads da Internet, um vírus ou worm de celular se espalha através de downloads da Internet, anexos MMS (serviço de mensagens multimídia com capacidade de anexar fotos) e transferências via bluetooth.

O tipo mais comum hoje ocorre quando um telefone celular baixa um arquivo infectado de um PC ou da Internet. Mas já se tem conhecimento de vírus de telefone para telefone.

Os atuais vírus de telefone para telefone infectam quase que exclusivamente aparelhos do sistema operacional Symbian. A grande quantidade de sistemas operacionais específicos no universo da telefonia celular é um dos obstáculos à infecção em massa.

Os criadores de vírus de celular não possuem um alvo da amplitude do Windows para atingir, de forma que qualquer vírus só irá afetar um pequeno percentual dos telefones.

Arquivos infectados normalmente aparecem disfarçados de aplicativos como jogos, adicionais de segurança, funções adicionais e, claro, pornografia.

Algumas vezes, mensagens de texto infectadas roubam a linha do tópico de uma mensagem que você recebeu de um amigo, o que evidentemente aumenta a probabilidade de que você a acesse, mas acessá-la não é suficiente para se infectar.

Você tem que aceitar abrir o anexo da mensagem e executar o programa de instalação, o que é outro obstáculo à infecção em massa. Até hoje, não há casos de vírus de telefone para telefone que se auto-instalam.

Os obstáculos de instalação e os métodos de propagação limitam a quantidade de dano que a atual geração de vírus de celular pode causar.



Como eles se propagam

Telefones que apenas fazem e recebem ligações não estão na faixa de risco. Smartphones, mais sofisticados e com conexão bluetooth e suporte de dados, podem receber um vírus de celular. Há três maneiras principais pelas quais esses vírus se propagam.
  • Downloads da internet - o vírus se propaga da mesma maneira que um vírus de computador. O usuário baixa um arquivo infectado para o computador via computador ou pela conexão à Internet do próprio aparelho. Isso pode incluir downloads de arquivos de compartilhamento, aplicativos disponíveis em sites de adicionais como toques e jogos ou falsos adicionais de segurança colocados no site do Symbian.
  • Conexão sem fio bluetooth - o vírus se propaga entre aparelhos por suas conexões bluetooth. O usuário recebe um vírus via bluetooth quando o telefone está em modo identificável, o que significa que pode ser visto por outros aparelhos com o bluetooth ativado. Nesse caso, o vírus se propaga como uma doença transmitida pelo ar. De acordo com o site TechnologyReview.com os pesquisadores de vírus de telefones celulares, no laboratório americano da F-Secure, conduzem seus estudos em abrigos anti-bomba para que seus tópicos de pesquisa não acabem se espalhando para todos os telefones com bluetooth da vizinhança.
  • Serviço de mensagens multimídia - o vírus é um anexo à mensagem de texto MMS. Assim como acontece com os vírus de computador que chegam como anexos de e-mail, o usuário tem de aceitar abrir o anexo e instalá-lo para que o vírus infecte o telefone. Normalmente, um vírus que se propaga via MMS entra na lista de contatos do telefone e envia a si mesmo para todos os números de celular contidos nela.
Em todos esses métodos de transferência, o usuário tem que aceitar rodar o arquivo infectado pelo menos uma vez.

Os criadores de vírus para celular levam você a abrir e executar seu produto da mesma forma que criadores de vírus para computador fazem: o vírus normalmente é disfarçado de um jogo, adicional de segurança ou outro aplicativo.

O vírus Commwarrior surgiu em Janeiro de 2005 e é o primeiro vírus a ter sido propagado com eficiência em uma empresa inteira via bluetooth.

Ele se reproduz via bluetooth e MMS. Uma vez que você tenha recebido e instalado o vírus, ele imediatamente começa a buscar outros telefones bluetooth na proximidade para infectar. Ao mesmo tempo, o vírus envia mensagens MMS infectadas para todos os números de telefone na sua lista de endereços.

O Commwarrior foi provavelmente um dos mais eficientes vírus que surgiram até agora porque utiliza dois métodos para se propagar.

Então o que um vírus como esse faz depois de ter infectado o telefone?



Danos causados pelos vírus

O primeiro vírus de telefone celular que surgiu, o Cabir, era completamente inofensivo. O pior dano que ele causava era o desgaste mais rápido da bateria. Outros vírus, no entanto, não são tão inofensivos.

Um vírus pode acessar e/ou deletar todas as informações de contatos e todas as entradas no calendário no seu telefone. Ele pode enviar mensagens MMS a todos os números da sua agenda e, como isso geralmente tem um custo, você está na realidade pagando para enviar um vírus a todos os seus amigos, familiares e contatos profissionais.

Nos piores casos, o vírus pode deletar ou bloquear certos aplicativos ou estragar o telefone completamente, tornando-o inútil. Alguns vírus anunciados e suas estatísticas vitais estão listados abaixo.


Vírus de telefones celulares

Cabir.A
Anunciado pela primeira vez em junho de 2004
O que ataca: telefones Symbian série 60
Propaga-se via Bluetooth
Dano: esgotamento da bateria.



Skulls.A
Anunciado pela primeira vez em novembro de 2004
O que ataca: diversos telefones Symbian
Propaga-se via downloads da Internet
Dano: desabilita todas as funções do telefone exceto o envio e recebimento de chamadas
.


Commwarrior.A
Anunciado pela primeira vez em janeiro de 2005
O que ataca: telefones Symbian série 60
Propaga-se via Bluetooth e MMS
Dano: envia mensagens MMS para todos os contatos da agenda (em via de duplicação).



Locknut.B
Anunciado pela primeira vez em março de 2005
O que ataca: telefones Symbian série 60
Propaga-se via downloads da Internet (disfarçados de "patch" para telefones Symbian série 60)
Dano: causa erro na memória ROM do sistema; desabilita todas as funções do aparelho; insere outros "malware" (inativos) no aparelho.



Fontal.A
Anunciado pela primeira vez em abril de 2005
O que ataca: telefones Symbian série 60
Propaga-se via downloads da internet
Dano: bloqueia o aparelho no modo de inicialização; desabilita o aparelho completamente.



Como você pode observar nas descrições acima, os vírus de celular se tornaram muito mais prejudiciais desde que o "worm" Cabir apareceu nas mãos dos pesquisadores em 2004. Mas há alguns passos que você pode seguir para proteger seu telefone.



Protegendo seu telefone

A melhor maneira de se proteger de vírus para telefone celular é a mesma pela qual você protege o seu computador: nunca abra nada que você não sabe o que é ou que não solicitou. Veja abaixo algumas dicas que você pode seguir para diminuir as chances de ter um vírus instalado.
  • Desligue o modo bluetooth identificável - configure seu telefone como "não-identificável" para que outros telefones não possam detectá-lo e enviar o vírus. Você pode fazer isso na tela de opções do bluetooth.
  • Confira as atualizações de segurança com nomes de arquivos aos quais você deve estar atento - isso não é à prova de erros, o programa Commwarrior gera nomes aleatórios para os arquivos infectados que envia, de forma que o usuário não possa ser avisado a não abrir arquivos específicos. Muitos vírus, no entanto, podem ser facilmente identificados pelos nomes de arquivo que levam.
  • Instale algum tipo de software de segurança no seu telefone -diversas empresas estão desenvolvendo softwares de segurança para telefones celulares, alguns são gratuitos, outros pagos e outros ainda destinados aos provedores de serviço de telefonia celular. O software pode simplesmente detectar e então remover o vírus uma vez que tenha sido recebido e instalado ou proteger o telefone para que ele nem sequer pegue os vírus. O Symbian desenvolveu uma versão de antivírus para o seu sistema operacional que permite que a conexão bluetooth do telefone aceite apenas arquivos seguros.
Embora algumas pessoas na indústria da telefonia celular acreditem que o potencial do problema esteja sendo exagerado, a maioria dos especialistas concorda que os vírus de celular podem aumentar o seu poder destrutivo. As possibilidades futuras incluem vírus que afetam telefones, de forma que alguém possa ver todos os números para os quais você liga e ouvir as suas conversas e vírus que roubam informações financeiras, o que seria um problema sério caso os smartphones acabem sendo utilizados como dispositivos de pagamento.

Por fim, mais conectividade significa mais exposição a vírus e maior velocidade de infecção. À medida que os smartphones se tornam mais comuns e complexos, o mesmo irá acontecer com os vírus que têm eles como alvo.

Espero que tenham gostado desse topico.
Responder com Citação
O Seguinte 10 Usuário(s) disseram "MUITO OBRIGADO" para felipe MP Por terem gostado deste post :
alexkid (25-03-2009), Arthur_rokr (04-12-2010), ezequielspina (18-08-2009), genirocha (23-02-2010), guinho w.a (08-06-2010), Guinhow N95 (29-11-2008), kauazinhoxd (22-06-2010), Lucass (29-07-2009), Nosyel (23-07-2009), Rmoreira (11-01-2012)
  #2  
Antigo 29-11-2008, 05:39 PM
Avatar de Guinhow N95
Membro Senior
 
Registrado em: Jul 2008
Posts: 1,508
MUITO OBRIGADO: 179
Agradecido 867 Vezes em 287 Posts
Reputação: 34
Guinhow N95 é uma jóia brutaGuinhow N95 é uma jóia brutaGuinhow N95 é uma jóia bruta
Padrão Re: Como funcionam os vírus de celulares

belo tópico!

kuando o guinhow w.a abrir a área de symbian irei postar os anti-virus que tenho aki pra S60!

to na espera dessa área
Responder com Citação
  #3  
Antigo 29-11-2008, 06:40 PM
Avatar de felipe MP
Modder News
 
Registrado em: Sep 2008
Posts: 690
MUITO OBRIGADO: 1
Agradecido 1,014 Vezes em 502 Posts
Reputação: 25
felipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia brutafelipe MP é uma jóia bruta
Padrão Re: Como funcionam os vírus de celulares

legal.
Responder com Citação
  #4  
Antigo 07-06-2010, 10:31 PM
Avatar de jrvpinho
Membro
 
Registrado em: May 2010
Posts: 15
MUITO OBRIGADO: 3
Agradecido 0 Vezes em 0 Posts
Reputação: 0
jrvpinho é um desconhecido a essa altura
Padrão Re: Como funcionam os vírus de celulares

:'( meu celular pegou virus, mas eu ja o removi, só que ele deixou suas marcas e bloqueou a opção "personalizar" do meu motorola K1! alguem poderia me dizer o que fazer para remover essa infecção, por favor ! desde ja agradeço
Responder com Citação
  #5  
Antigo 08-06-2010, 10:12 AM
Avatar de guinho w.a
Super Administrador
 
Registrado em: May 2008
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Posts: 25,476
MUITO OBRIGADO: 7,148
Agradecido 7,244 Vezes em 3,175 Posts
Reputação: 50
guinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputaguinho w.a possui uma reputação que o reputa
Padrão Re: Como funcionam os vírus de celulares

Citação:
Postado Originalmente por jrvpinho Ver Post
:'( meu celular pegou virus, mas eu ja o removi, só que ele deixou suas marcas e bloqueou a opção "personalizar" do meu motorola K1! alguem poderia me dizer o que fazer para remover essa infecção, por favor ! desde ja agradeço
Dar um Master Reset, se não resolver, Master Clear, lembrando que Master Clear irá deletar todos os dados não originais do celular, o mesmo esta disponível na opção de Configuração > Confi. Inicial ou Segurança do seu celular.
__________________
ATENÇÃO PESSOAL:
Usem a [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]antes de postar sua duvida ou criar um tópico, clique [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]para pesquisar.
Faça Upload de suas fotos, envie seus arquivos gratuitamente, clique [Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ].
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
Por favor galera, ao criarem um tópico ou post, criar na área correta, que corresponde ao seu problema ou celular.
Não tiro duvidas por Mensagem Privada ou Mensagem de Visitante (Use o forum para suporte). Obrigado.

[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]
[Para ver e baixar os arquivos, deve se Registrar ou Logar. ]





Responder com Citação
  #6  
Antigo 08-06-2010, 10:55 AM
Avatar de jrvpinho
Membro
 
Registrado em: May 2010
Posts: 15
MUITO OBRIGADO: 3
Agradecido 0 Vezes em 0 Posts
Reputação: 0
jrvpinho é um desconhecido a essa altura
Padrão Re: Como funcionam os vírus de celulares

Citação:
Postado Originalmente por guinho w.a Ver Post
Dar um Master Reset, se não resolver, Master Clear, lembrando que Master Clear irá deletar todos os dados não originais do celular, o mesmo esta disponível na opção de Configuração > Confi. Inicial ou Segurança do seu celular.
pow guinho, ja fiz isso cara, primeira coisa que eu fiz, ja formatei ate o cartão e nao deu em nada :/ ja desistalei tudo que eu tinha instalado pelo p2k tools mas nao adiantou! eagora man ?
Responder com Citação
Resposta

Favoritos


Usuários Ativos Atualmente Vendo Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)
 
Ferramentas do Tópico

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não
Trackbacks are Não
Pingbacks are Não
Refbacks are Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Emulador de PS2 para PC (PSX2) guinho w.a PC Games 17 13-12-2010 10:43 AM
LineAge II Nosyel Tutoriais Line Age 11 01-06-2009 03:28 PM
A história do Shadowrun (Genesis) guinho w.a PC Games 3 02-12-2008 06:49 PM
Tecnologias dos celulares felipe MP News Motomodd 2 23-11-2008 01:36 PM
Pragas Digitais felipe041189 Tutoriais Windows/ Linux 0 23-08-2008 11:47 PM


Horários baseados na GMT -3. Agora são 03:49 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.6
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
Revisado / Administrado por Guinho W.A Motomodd® - Todos os direitos Reservados