Brasileiros preparam programas para Palm Pre
|
|
A Handcase, empresa brasileira que desenvolve aplicativos para Palm, pretende migrar 100 aplicativos para o novo Pre.
A empresa pretende transformar seus principais aplicativos em serviços online, possibilitando que eles sejam acessados a partir do novo e badalado smartphone da Palm.
Segundo o diretor da empresa, Ricardo Garay, os primeiros 18 aplicativos devem ser migrados nos próximos meses.
“Felizmente, já tínhamos planos de transformar nossos aplicativos em web services, o que vai facilitar o processo”, comenta o executivo.
Há cinco anos no mercado, a Handcase tem um portfólio de mais de 320 aplicativos para Palm. Além de atender o mercado nacional, a empresa desenvolve em inglês e tem uma ampla base de clientes na América do Norte e Europa.
Para Garay, a Palm acertou em cheio ao apostar em aplicativos baseados em linguagem web para o Pre. O grau de sofisticação exigido do programador é muito menor e, por conseqüência, o volume de aplicativos disponíveis para a nova plataforma deve ser maior, segundo o executivo.
O Mojo Application Framework, plataforma de desenvolvimento para o Pre, é baseado em padrões com os quais desenvolvedores de aplicativos para internet já estão familiarizados, como HTML5, CSS e Javascript.
De acordo com Garay, algumas questões ainda precisam ser resolvidas, como o legado de aplicativos feitos para o Palm OS, sistema usado em dispositivos anteriores da Palm. A posição inicial da empresa é que não fará um emulador para aplicativos antigos – mas também não impedirá que terceiros o façam.
Os jogos também podem ser um desafio. “A menos que haja suporte a Flash, o que ainda não foi sinalizado, fica difícil pensar portar jogos para o Pre”, comenta Garay.
A Handcase desenvolve aplicativos nas áreas pessoal, corporativa, profissional, médica, educacional, de segurança e utilidades, além de jogos. A empresa conta com um time de 22 colaboratdores espalhados pelo Brasil.
creditos:UOL
|