Evolução tecnológica aproxima fabricantes dos dois tipos de equipamentos, que têm funções cada vez mais integradas
Os mercados de atuação de fabricantes de computadores e de telefones celulares ficam mais próximos todos os dias, com a oferta de aparelhos que reúnem, cada vez mais, funções comuns aos dois segmentos, a exempldo do iPhone.
Com isso, ganha força a possibilidade de tradicionais players do segmento de telecomunicações entrarem em um nicho que até então era ocupado exclusivamente por fabricantes de computadores, como HP, Dell e Toshiba. A Nokia é um exemplo disso. O caminho inverso também é verdade, com a Dell insinuando que pode fabricar um smartphone e a HP, com seus iPaqs já há alguns anos.
A consultoria Gartner segmenta esse novo mercado em quatro categorias: notebooks, com telas entre 10 polegadas e 15 polegadas; netbooks, com tamanho de 7 polegadas a 10 polegadas; "Mobile Internet Devices" (MIDs), que têm entre 3,5 polegadas e 6 polegadas e, a seguir, os smartphones.
Para ela, os notebooks e os netbooks são produtos que permanecerão sob o domínio dos tradicionais players de computação. As fabricantes de telecom deverão focar, por sua vez, nos MIDs e smartphones. "O segmento de MID é muito pequeno, mas veremos alguns fabricantes experimentando este mercado nos próximos 12 meses, mas ainda não vimos anúncios, somente especulação", completa.
Embora não confirme a entrada da Nokia no mercado de netbooks ou notebooks, Fernando Soares, gerente de portifólio da fabricante finlandesa, concorda que a aproximação entre os dois mundos é um caminho sem volta.
"Não sei dizer qual é o limite que cada uma dessas empresas vai colocar para si. Olhando do lado dos fabricantes de notebooks, a pergunta é até que tamanho vou diminuir o aparelho; do nosso lado a questão é até que ponto vou crescer nossos aparelhos", comenta.